segunda-feira, 14 de março de 2011
NATAL 2010
Participamos do projeto Natal reciclado :
Elaborar um memorial não é tarefa fácil trata-se de uma auto-avaliação de resultados, da relevância de nossa participação no concurso de confecção de árvores de natal de materiais recicláveis, ou seja, sobre a aprendizagem e das relações estabelecidas a partir deste evento. Por conta disso, foram levadas em consideração as condições, situações, dificuldades e reflexões que envolveram o desenvolvimento do trabalho.
A base do trabalho educativo para a elaboração do adereço natalino priorizou conceitos e práticas estimuladoras, aprendizado este, que nossas crianças de 1º ao 5º ano, foram estimuladas à importância da educação ambiental em suas vidas, principalmente sobre a tríade :RECICLAR, REUTILIZAR, REAPROVEITAR – 3Rs,ou seja, praticaram a importância destes conceitos desde a coleta de CDs, DVs, celular, etc. entre outras tecnologias que estavam em seus lares sem uso até a confecção da árvore com recursos tecnológicos agora reaproveitados, reutilizados, reciclados.
Foram utilizados materiais como: TNT reutilizado CDs, DVDs,caixa de papelão, bandejas de isopor, tampinha e garrafa pet, mouses de computador, e celular inutilizado . Montamos também uma oficina de costura de modo que, os alunos manusearam máquina de costura para confeccionar a base do cone reutilizando o tecido TNT .
Foi estimulante o trabalho do início ao término, haja vista que as crianças estavam motivadas e muitas habilidades e idéias foram surgindo para a decoração. O resultado foi além do esperado. A árvore depois de pronta foi colocada no centro do pátio da escola para apreciação por toda a comunidade escolar e principalmente para as crianças cantarem músicas natalinas.
Em suma, a questão ambiental está distribuída de muitas formas na sociedade e segundo Paulo Freire, a crítica da sala de aula precisa torna-se a crítica da sociedade e do meio ambiente.
A obra (árvore de natal reciclada) deve-se ainda contribuir para proporcionar umareflexão não só em nossos alunos e funcionários, mais também à comunidade castanhalense, pois, através de pequenas ações ambientais desenvolvidas nas escolas como esta valem muito mais que muitas palavras.
As alternativas estão na própria escola, pois se entende que a escola é um espaço de construção coletiva, físico e mental, podendo então transformar a realidade através da proposta educativa, para que o futuro seja digno para todas as espécies que vivem em nosso planeta. O professor é um agente de aprendizagem e só através de seus atos e ações promoverão no aluno o despertar consciente da proteção ambiental, tornando-se um integrante do processo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário