Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, do fazer pedagógico; o dia-a-dia vivenciado em sala de aula, nos espaços pedagógicos que permitem aos alunos e educadores trocarem entre si conhecimento, bem como juntos construírem valores que primam o respeito, a paz e o bem coletivo. Esperamos que nesse espaço virtual de informação e comunicação possamos dividir com vocês os nossos desejos, conquistas e realizações. Aqui não queremos somente divulgar o trabalho educacional, mais principalmente dividir experiências positivas do qual sirvam como referencial positivo por uma educação de qualidade. Fique a vontade participe!!! Visite sempre nosso Blog educativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação e principalmente em nossos alunos.

Público Atendido: Educação Infantil/ Ensino Fundamental do 1 ao 5 ano/9anos e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

quinta-feira, 10 de março de 2011

I GINCANA DA MATEMÁTICA - 30 DE SETEMBRO DE 2010

                                         I    G I N C A N A     DA     M A T E M Á T I C A 







Metodologia : realizaremos 3 momentos : 
I espaço – prova oral; Vale :1
II espaço – prova escrita; vale : 1
III espaço - prova prática (jogos em equipe) vale : 1
Obs. : as atividades propostas aconteceram de forma simultânea.
Total de participantes : 10 inscrições por sala de aula.
critérios de seleção : alunos que tiveram baixo rendimento na 1 e 2 avaliação.

                                                   Professor Coordenador do Evento
Turno : Manhã : Professoras - Joelza e Nazaré
Turno : Tarde : professoras – Jucirema e Jesus

função : Organizar a dinâmica do evento; Preparar a ficha com nome dos alunos conforme as turmas e turnos; somar os pontos da ficha e repassar nota final ao professor regente.

Professor Regente e auxiliar : estimular os alunos, a família, organizar os conteúdos, propor atividades da gincana, montar os espaços pedagógicos juntamente com os professores Coordenadores.

Dinâmica de trabalho : Cada professor deve apresentar listagem com nome completo de 10 alunos e alunas. Afixar em sala de aula essa listagem para visualizarem; contendo a data do evento também. Informar como vai ser a Gincana.

Espaços da gincana : Laboratório de informática, pátio da escola, e salas de aula.


Recursos utilizados : computador, data-show, diversos jogos educativos, ábaco, tabuada móvel, etc.
Conteúdos selecionados : quatro operacoes matemática, etc, formas geométricas .... Raciocinio lógico matematico. Sistema monetario, unidade, dezena, centena milhar.
Turmas participantes :3,4 e 5 anos
Data do Evento : 30 de setembro (quinta-feira)
Obs : As turmas participantes da Gincana terão aula até o horário do recreio. Após os demais alunos serão dispensados. Alunos de 1 e 2 /9 anos aula normal.
Atenção : todos os professores das turmas de 3,4 e 5 anos deveram ajudar ativamente.

ESPAÇOS DA GINCANA turmas 3,4 e 5 anos sistema de rodízio

                                                             
PROVA ORAL – “SABATINA”
Aplicadores : professora Eliza, Mariete, Nazaré turno : manha prof. Eraldo e prof. Lúcia, Ana Sampaio turno : tarde,
Quantidade de questões :
Metodologia : perguntas , problemas simples, leitura de imagens, calculo mental.
Aplicação : individual e em equipe.
Quem acerta leva o ponto.
Tempo previsto por turma : 30 minutos
         
                                                                 PROVA ESCRITA
Aplicadores : prof. Tati, Olivia, pereira,Crisantema e turno : manha e prof. Iraceli e Esloane/Aparecida turno : tarde,
Quantidade de questões : 05
Metodologia :  problemas simples, calculos, enigmas.
Aplicação : individual e em equipe.
Quem acerta leva o ponto.
Tempo previsto por turma : 30 minutos

                                       PROVA PRÁTICA ( JOGOS EDUCATIVOS)

Aplicadores : prof. Rizaldo, naldinho, Alessandra Nery, Antonio, Ester, jose, turno : manha - prof. Kátia, Cláudia, Naldinho, Gilciane e Edna Nery turno : tarde,
Quantidade de jogos :
Metodologia : perguntas em fichas com desafios face o jogo educativo.
Aplicação : individual e em equipe.
Tempo previsto por turma : 30 minutos
                                                           CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃ0

Iniciativa do aluno na resolução dos problemas;
Troca de saberes com o grupo quando solicitado;
Lógica de raciocínio e estratégias utilizadas para chegar ao resultado final.