Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, do fazer pedagógico; o dia-a-dia vivenciado em sala de aula, nos espaços pedagógicos que permitem aos alunos e educadores trocarem entre si conhecimento, bem como juntos construírem valores que primam o respeito, a paz e o bem coletivo. Esperamos que nesse espaço virtual de informação e comunicação possamos dividir com vocês os nossos desejos, conquistas e realizações. Aqui não queremos somente divulgar o trabalho educacional, mais principalmente dividir experiências positivas do qual sirvam como referencial positivo por uma educação de qualidade. Fique a vontade participe!!! Visite sempre nosso Blog educativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação e principalmente em nossos alunos.
Público Atendido: Educação Infantil/ Ensino Fundamental do 1 ao 5 ano/9anos e Educação de Jovens e Adultos - EJA.
domingo, 22 de agosto de 2010
Projeto: "PRAZER NA LEITURA"
Período: ano letivo 2009/2010.
Público Alvo : Ensino Fundamental de 1 ao 5 ano e turmas da EJA SALA DE LEITURA – “Professora Arlinda Ferreira Marques”
Pedagoga, professora, ex-diretora da Escola Graziela Gabriel, ex-secretária Municipal de Educação, autora e compositora do Hino Municipal de Castanhal.
Castanhalense, Arlinda Ferreira Marques, é uma referência de mulher e educadora, admirada pelos amigos e todos que fazem educação no município.
Biografia
Arlinda Ferreira de Oliveira Marques, nasceu na cidade de Castanhal – PA no dia 30 de julho de 1937. Filha de José Ferreira de Souza e Felismina Ferreira de Oliveira, ambos imigrantes nordestinos que povoaram Castanhal.
Fez seus primeiros estudos na pequena vila de Americano concluindo o curso Normal Regional no antigo orfanato Antonio Lemos em 1955. Em 1969 concluiu o curso Pedagógico no Instituto de Educação do Pará e em 1982 concluiu o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Administração Escolar na Universidade do Pará Campus de Castanhal.
Viúva do Sr. Ercílio Marques Pereira, militar da Força Aérea Brasileira, mãe de 5 filhos: Antonio Eduardo, Maria do Perpetuo Socorro (Maisa) Érica Linda, José Fernando e Ercílio Junior e 15 netos.
Sempre teve sonhos de escritora, compositora e atriz, mas dedicou sua vida à educação de crianças, jovens e adultos. Exerceu sua profissão de professora em Castanhal no antigo Grupo Escolar Cônego Leitão, Professor Benício Lopes e Colégio Modelo. Em Belém: na escola Salesiana do Trabalho e Centro Social Auxilium da Congregação Salesiana.
Na prefeitura Municipal de Castanhal exerceu o cargo de Diretora da Escola Professora Graziela Gabriel no período de 1975 a 1990; de 1990 a 1997 exerceu diversos cargos comissionados na Secretaria Municipal de Educação do Município, e como Secretária de Educação do Município de 1997 a 2000, quando se aposentou no serviço público para se dedicar ao trabalho das comunidades católicas de sua paróquia e companhia de seus filhos, netos e amigos.
Ama Castanhal e dedica este livro de pequenas poesias àqueles que muito ama e homenageia sua cidade natal com a composição de canções e o Hino Oficial de Castanhal.
APRESENTAÇÃO
A sala de leitura conta com um acervo de 1.245 exemplares que abrange todas classes do conhecimento : Filosofia, Psicologia, Educação, Saúde, religião, generalidades, linguagem, ciências naturais e matemática, tecnologia, artes finas e decorativas, Literatura e retórica, Geografia, Biografias etc.) de autores nacionais e estrangeiros. O espaço começou suas atividades em 10 de abril de 2006, todavia somente no ano de 2009 recebeu o nome de “Sala de Leitura “Professora Arlinda Ferreira Marques” , por uma justa homenagem.
A sala de leitura conta com três auxiliares para atender professores, alunos e comunidade através do projeto “Prazer na Leitura” que por meio da atenção e cumplicidade, dinamiza, envolver e situa os mesmos no mundo da leitura, procurando ampliar as oportunidades culturais através do acesso à obras de qualidade, a literatura infantil, contos, diálogos, dinâmicas, narrativas populares, literatura de cordel, etc., voltados diretamente à leitura.
Para isso, a leitura deve ser encarada como um processo ativo, dinâmico e critico que propicia uma fonte inesgotável de conhecimento – não só sobre o pensar do autor, mas, através da reflexão que pode ser feita desse pensar, sobre percepção de si mesmo e dos diversos setores da sociedade.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES :
ATIVIDADES 2009/2010
J
F
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D
“Conhecendo prof. Arlinda Marques”
Leitura de Gibis e Contos
Contadores de histórias
“Eu, o livro e minha família.”
Desenho Livre, pintura, recorte e colagem;
“ Tarcila de Amaral”
Pesquisa escolar
Livro da Vida
Hora do Vídeo
Leitura diária em sala de aula
DESCRIÇÃO DE CADA ATIVIDADE
ATIVIDADES
OBJETIVO
Conhecendo prof. Arlinda Marques”
Realizar a inauguração da sala de leitura com uma singela homenagem a prof. Arlinda Marques, bem como orientar os alunos sobre regras ecombinados desse espaço pedagógico na utilização adequada do acervo.
Contadores de histórias
Ler histórias (facilitadores e professores) diversificadas em voz alta para as crianças e alunos da EJA, assim como oportunizar estes alunos a contar histórias .
Jogos recreativos
Oferecer jogos de dama, xadrez, ludo, domino para que os alunos possam adquirir hábitos saudáveis de divertimento, descontração, auto-estima e concentração na hora do recreio.
“Eu, o livro e minha família.”
Empréstimo de livros de modo que possam ler em casa com a família e interagir a escola com os colegas e professores na escola.
Desenho Livre, pintura, recorte e colagem;
A criança expressar através de sua produção artística o que entendeu das leituras individual e coletiva, releitura de obras de pintores de renome.
"Tarsila de Amaral”
Oportunizar as crianças conhecerem a história de vida dessa grande pintora brasileira suas belíssimas obras (pinturas em tela).
Leitura e pesquisa no computador
Estimular e orientar os alunos a realizar pesquisa em sites que proporcionar atividades de leitura e produção textual.
Pesquisa escolar
Orientar os alunos as atividades de pesquisa para que possam produzir com autonomia e competências suas atividades.
Livro da Vida
Estimular as crianças a produzir textos, imagens, desenhos conforme atividades realizadas na sala de leitura de modo que expressem sua criatividade de forma individual e coletiva.
Hora do Vídeo
Proporcionar vídeos educativos que estimulem a amizade, companheirismo, sentimentos de amor, fraternidade, solidariedade na tentativa de amenizar conflitos, mudança de valores e ampliar sua leitura de mundo.
Leitura de Gibis e Contos
Oportunizar leitura na escola de maneira prazerosa em que possam lerindividualmente ou com os colegas.
Leitura diária em sala de aula
Fomentar no professor e no educando o hábito diário da leitura compartilhada em voz alta pelo professor com livros que apresentem pequenas histórias mais também com leituras de livros de histórias extensas que podem ser programadas.
FACILITADORES:
Alessandra Cristina de Souza Nery- Pedagoga – UVA
Elizabeth Pinheiro Alves- Ensino Médio /Magistério
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Leitura e Escrita e suas expressões: Perspectivas para cidadania.
APRESENTAÇÃO
Nossa experiência no dia a dia tem mostrado como é importante todos os segmentos da escola (gestores, professores, alunos, funcionários, pais...) caminharem juntos, procurando resolver os problemas que aparecem e criando novas alternativas para a melhoria da educação oferecida à comunidade.
Trabalhar coletivamente, apesar de ser muito mais vantajoso para a escola como um todo, não é uma tarefa sempre fácil. Mas, é pela ação coletiva que a escola se fortalece, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico condizente às demandas da sociedade.
Este trabalho pedagógico pautado no comprometimento da realização de ações educacionais voltadas para o pleno desenvolvimento do ser humano dá-nos condições para compreender o que realmente uma escola de qualidade necessita para atender as suas finalidades.
Nesse contexto, a escola precisa preocupar-se em atender às necessidades específicas do meio no qual está inserida, planejando seu trabalho a médio e a longo prazo, com a finalidade de construir sua “identidade própria”. – Essa identidade tem um nome: Projeto Político Pedagógico que ora se apresenta.
Este documento é o resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação desta unidade escolar com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito desta escola.
Há a consciência, por parte dos que o produziram, de que representa apenas um germe de projeto político pedagógico e se encontra aberto a todo e qualquer tipo de sugestão e encaminhamentos. Sabemos que nenhum projeto político pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história. Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos encaminhem para uma “práxis” responsável e compromissada com uma escola pública de qualidade. Nesse ínterim, a proposta pedagógica daEMEF MARIA DE NAZARÉ GOMES TORRES, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a ConstituiçãoBrasileira,o EstatutodaCriançaedoAdolescente - ECA, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Reconhecendo a importância das experiências vivenciadas na primeira infância assim como também do aluno jovem e do adulto (EJA) e acreditando ser a educação um direito, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Nazaré Gomes Torres, formula seu Projeto Político-Pedagógico voltado para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar à educação familiar e da comunidade.
A metodologia de ensino adotada pela Escola Nazaré Torres está baseada na proposta de Letramento, cujo objetivo é levar o discente construir o seu próprio conhecimento através da exploraçãode textos reais que favoreçam aprendizagem significativa da escrita daleitura e do conhecimento matemático a partir de suas experiências vividas na família, na rua e na própria escola e demais relações no seu entorno, ampliando sua capacidade de descoberta e construção deconhecimentos. Assim, os alunos e alunas vão penetrando de modo consciente na dinâmica da vida e se constituindo, como sujeitos históricos, críticos e participativos.As atividades são programadas de forma a inserir o conteúdo a sertrabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição, envolvendo a família e a comunidade.
Para prestar um atendimento de qualidade, mantém seus funcionários constantemente atualizados. Por ser uma instituição pública municipal, seus recursos financeiros vêm do governo municipal e federal.
A avaliação do desenvolvimento do docente é feito através da observação contínua e se faz mediante o acompanhamento das etapas do seu desenvolvimento.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria de Nazaré Gomes Torres”, localizada na travessa Rondônia s/n, Bairro Imperador, é uma instituição de Ensino da rede Pública Municipal que está vinculada administrativa e pedagogicamente à coordenadoria de ensino integrado a Secretaria Municipal de Educação e Desporto.
A Escola está atendendo ao Ensino Fundamental de 1 ao 5 ano e autorizada a funcionar na Educação de Jovens e Adultos de 1ª à 4ª etapa (038).
A comunidade escolar é composta pela equipe administrativa e pedagógica, pais, alunos, professores, conselho escolar e funcionários.
Prof. Silvana
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Lidiane de Fátima Souza de Queiroz
Pedagoga - modalidade : Ensino Fundamental
Daniela Diniz França - Pedagoga - Modalidade : EJA
Patricia - pedagoga - Modalidade : Educacao Infantil
SECRETÁRIA ESCOLAR Maria do Socorro Barbosa Sampaio
SALA DE LEITURA Alessandra Cristina de Souza Nery
Elizabeth Pinheiro Alves
TELECENTRO Joelza Rocha Moreira
Maria Jucirema da Silva Ferreira
Maria de Jesus da Silva Neves
Nazaré Reis Costa
Regina Soares da Costa
Professor de Recreação Antônio Marques de Lima Santana
Professor de Educação Física
Professoras de Libras Lucianna Soraya de Souza Rêgo
Professora de Inglês Suellem Mesquita
Professores turnos : matuntino e vespertino Ana M Matos Sampaio
Ana Cláudia Souza
Alessandra Cristina de Souza Nery
Crizântema da Conceição Gildo Souza
Esloany Romário Gama
Edna do Socorro de Souza Nery
Elizabeth Pinheiro Alves
Edna Silvana Maia Marciel
Eliza Norma da Silva
Eraldo Trindade Vieira Junior
Iracelir Maria Neri Corrêa
Jorge Antônio de Souza Magalhães
Joelza Rocha Moreira
Lúcia Maria Ribeiro Carvalho
Maria da Costa Pereira
Maria de Jesus da Silva Neves
Maria Jucirema da Silva Ferreira
Mariete da Silva Oliveira
Mayara Sheila Paixão Ferreira
Olívia do Nascimento Barros
Raimunda Aparecida M da Rocha
Rizaldo da Silva Pereira
Vânia Maria Brito da Silva
Professores da EJA José Erinaldo Garcia Silva
Maria Eliana Moreira
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