Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, do fazer pedagógico; o dia-a-dia vivenciado em sala de aula, nos espaços pedagógicos que permitem aos alunos e educadores trocarem entre si conhecimento, bem como juntos construírem valores que primam o respeito, a paz e o bem coletivo. Esperamos que nesse espaço virtual de informação e comunicação possamos dividir com vocês os nossos desejos, conquistas e realizações. Aqui não queremos somente divulgar o trabalho educacional, mais principalmente dividir experiências positivas do qual sirvam como referencial positivo por uma educação de qualidade. Fique a vontade participe!!! Visite sempre nosso Blog educativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação e principalmente em nossos alunos.

Público Atendido: Educação Infantil/ Ensino Fundamental do 1 ao 5 ano/9anos e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

domingo, 22 de agosto de 2010

Projeto: "PRAZER NA LEITURA"
Período: ano letivo 2009/2010.
Público Alvo : Ensino Fundamental de 1 ao 5 ano e turmas da EJA
SALA DE LEITURA – “Professora Arlinda Ferreira Marques”



                                        Pedagoga, professora, ex-diretora da Escola Graziela Gabriel, ex-secretária Municipal de Educação, autora e compositora do Hino Municipal de Castanhal.
                                         Castanhalense, Arlinda Ferreira Marques, é uma referência de mulher e educadora, admirada pelos amigos e todos que fazem educação no município.

Biografia
 Arlinda Ferreira de Oliveira Marques, nasceu na cidade de Castanhal – PA no dia 30 de julho de 1937. Filha de José Ferreira de Souza e Felismina Ferreira de Oliveira, ambos imigrantes nordestinos que povoaram Castanhal.
Fez seus primeiros estudos na pequena vila de Americano concluindo o curso Normal Regional no antigo orfanato Antonio Lemos em 1955. Em 1969 concluiu o curso Pedagógico no Instituto de Educação do Pará e em 1982 concluiu o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Administração Escolar na Universidade do Pará Campus de Castanhal.
Viúva do Sr. Ercílio Marques Pereira, militar da Força Aérea Brasileira, mãe de 5 filhos: Antonio Eduardo, Maria do Perpetuo Socorro (Maisa) Érica Linda, José Fernando e Ercílio Junior e 15 netos.
Sempre teve sonhos de escritora, compositora e atriz, mas dedicou sua vida à educação de crianças, jovens e adultos. Exerceu sua profissão de professora em Castanhal no antigo Grupo Escolar Cônego Leitão, Professor Benício Lopes e Colégio Modelo. Em Belém: na escola Salesiana do Trabalho e Centro Social Auxilium da Congregação Salesiana.
Na prefeitura Municipal de Castanhal exerceu o cargo de Diretora da Escola Professora Graziela Gabriel no período de 1975 a 1990; de 1990 a 1997 exerceu diversos cargos comissionados na Secretaria Municipal de Educação do Município, e como Secretária de Educação do Município de 1997 a 2000, quando se aposentou no serviço público para se dedicar ao trabalho das comunidades católicas de sua paróquia e companhia de seus filhos, netos e amigos.
Ama Castanhal e dedica este livro de pequenas poesias àqueles que muito ama e homenageia sua cidade natal com a composição de canções e o Hino Oficial de Castanhal.



APRESENTAÇÃO
 A sala de leitura conta com um acervo de 1.245 exemplares  que abrange todas classes do conhecimento : Filosofia, Psicologia, Educação, Saúde, religião, generalidades, linguagem, ciências naturais e matemática, tecnologia, artes finas e decorativas, Literatura e retórica, Geografia, Biografias etc.) de autores nacionais e estrangeiros. O espaço começou suas atividades em 10 de abril  de 2006, todavia somente no ano de 2009 recebeu o nome de “Sala de Leitura “Professora Arlinda Ferreira Marques” , por uma justa homenagem.

A sala de leitura  conta com três auxiliares para atender professores, alunos e comunidade através do projeto “Prazer na Leitura”  que  por meio da atenção e  cumplicidade, dinamiza, envolver e situa  os mesmos no mundo da leitura, procurando ampliar as oportunidades culturais através do acesso à obras de qualidade, a literatura infantil, contos, diálogos, dinâmicas, narrativas populares, literatura de cordel, etc., voltados diretamente  à leitura. 
Para isso, a leitura deve ser encarada como um processo ativo, dinâmico e critico  que propicia uma fonte inesgotável de conhecimento – não só sobre o pensar do autor, mas, através da reflexão que pode ser feita desse pensar, sobre percepção de si mesmo e dos diversos setores da sociedade. 




CRONOGRAMA DE ATIVIDADES :



       ATIVIDADES   2009/2010
J
F
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D
“Conhecendo prof. Arlinda Marques”












 Leitura de Gibis e Contos












Contadores de histórias












 “Eu, o livro e  minha  família.”












Desenho Livre, pintura, recorte e colagem;












“ Tarcila de Amaral”












Pesquisa escolar












Livro da Vida












Hora do Vídeo












 Leitura diária em sala de aula





























                


           DESCRIÇÃO DE CADA ATIVIDADE


ATIVIDADES
OBJETIVO
Conhecendo prof. Arlinda Marques”
Realizar a inauguração da sala de leitura com uma singela homenagem a prof. Arlinda Marques, bem como orientar os alunos sobre regras ecombinados desse espaço pedagógico na  utilização adequada do acervo.
Contadores de histórias
Ler histórias (facilitadores e professores) diversificadas em voz alta para as crianças e alunos da EJA, assim como oportunizar estes alunos a contar histórias .
Jogos recreativos
Oferecer jogos de dama, xadrez, ludo, domino para que os alunos possam adquirir hábitos saudáveis de divertimento, descontração, auto-estima e concentração na hora do recreio.
“Eu, o livro e  minha  família.”
Empréstimo de livros de modo que possam ler em casa com a família e interagir a escola com os colegas e professores na escola.
Desenho Livre, pintura, recorte e colagem;
A criança expressar através de sua produção artística o que entendeu das leituras individual e coletiva, releitura de obras de pintores de renome.
"Tarsila de Amaral”
Oportunizar as crianças conhecerem a história de vida  dessa grande pintora brasileira  suas belíssimas  obras (pinturas em tela).
Leitura e pesquisa no computador
Estimular e orientar os alunos a realizar pesquisa em sites que proporcionar atividades de leitura e produção textual.

Pesquisa escolar
Orientar os alunos as atividades de pesquisa para que possam produzir com autonomia e competências suas atividades.
Livro da Vida
Estimular as crianças a produzir textos, imagens, desenhos conforme atividades realizadas na sala de leitura de modo que expressem sua criatividade de forma individual e coletiva.
Hora do Vídeo
Proporcionar vídeos educativos que estimulem a amizade, companheirismo, sentimentos de amor, fraternidade, solidariedade na tentativa de amenizar conflitos, mudança de valores e ampliar sua leitura de mundo.
Leitura de Gibis e Contos
Oportunizar leitura na escola de maneira prazerosa em que possam ler  individualmente ou com os colegas.
Leitura diária em sala de aula
Fomentar no professor e no educando o hábito diário da leitura compartilhada em voz alta pelo professor com livros que apresentem pequenas histórias mais também com leituras de livros de histórias extensas que podem ser programadas.








FACILITADORES: 
Alessandra Cristina de Souza Nery- Pedagoga – UVA
Elizabeth Pinheiro Alves- Ensino  Médio /Magistério
Mariana Nogueira Dias  - Pedagoga - UVA
 
SALA DE LEITURA É ASSIM...




             

Nenhum comentário: