Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, do fazer pedagógico; o dia-a-dia vivenciado em sala de aula, nos espaços pedagógicos que permitem aos alunos e educadores trocarem entre si conhecimento, bem como juntos construírem valores que primam o respeito, a paz e o bem coletivo. Esperamos que nesse espaço virtual de informação e comunicação possamos dividir com vocês os nossos desejos, conquistas e realizações. Aqui não queremos somente divulgar o trabalho educacional, mais principalmente dividir experiências positivas do qual sirvam como referencial positivo por uma educação de qualidade. Fique a vontade participe!!! Visite sempre nosso Blog educativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação e principalmente em nossos alunos.

Público Atendido: Educação Infantil/ Ensino Fundamental do 1 ao 5 ano/9anos e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Formação Continuada - Informática Educativa



"A verdadeira habilidade competitiva é a habilidade de aprender. Não devemos aprender a dar respostas certas ou erradas, temos de aprender a solucionar problemas." - Sul-africano Seymour Papert é um dos maiores visionários do uso da tecnologia na educação.

A equipe de Informática Educativa - SEMED/Castanhal/Pará,  está promovendo formação Continuada aos professores de nossa escola, perfazendo um total de 30 participantes, no período de 23 à 27/09, com 40h de carga horária. 
O tema da Oficina "  SOFTWARES EDUCATIVOS -  Construindo um ambiente interativo " tem como objetivo discutir/dialogar sobre a importância deste instrumento de ensino/aprendizagem na prática educativa do educador. 
Segundo a Diretora Izaira Guimarães  "A informática educativa deve ser utilizada de maneira democrática e participativa; oportunizando os alunos e o  próprio professor a descobrir / novas formas de aprender e ensinar, facilitando cada vez mais o acesso a informação e a produção do conhecimento no universo escolar"
  A Coordenadora Municipal de Informática Educativa - Luciane Souza,   fez considerações pertinentes sobre  o trabalho realizado na Rede Municipal de Ensino; com investimento na formação  constante  dos servidores da Educação,  oportunizando o professor (a) a adquirir novas habilidades/ competências , incentivando/estimulando uma cultura de Informática educativa em prol da qualidade de ensino na rede pública.  
 Segundo a Coordenadora Pedagógica Lidiane Queiroz : "   Os educadores  estavam ansiosos por esse momento, uma vez que, são muitos os  questionamentos, dúvidas e  o desejo de aprimorar a prática educativa face as diferentes  abordagens teóricas/filosóficas de  ensino/aprendizagem. Aqui destaco a corrente  filosófica construcionista, conhecida entre um grupo ainda pequeno de educadores, um vez que ,   no currículo acadêmico na maioria das vezes o educador só tem acesso nos cursos de pós-graduação em IE. Muitos destes, já avançaram nos conceitos e na prática diária do uso do computador como uma ferramenta pedagógica, no entanto, os desafios/entravés são muitos e variados e precisam ser esgotados/superados. A utilização cotidiana do computador na escola ainda é muito tímida,  com  resistências ao novo e com barreiras que vão desde :  o entendimento  entre teoria/prática, ou seja, aplicabilidade acertada; tempo (carga horária) para planejarem adequadamente as aulas no espaço; assessoramente pedagógico contínuo - o professo esta em processo de transição/ mudança de paradigma) ;conhecer softwares pertinentes aos conteúdos  para ministrar  as aulas,   mas iniciativa, segurança  pedagógica/didática para orientar seu alunado  ter  acesso  aos recursos disponíveis e junto com o professor construírem blogs, webequest,  utilização  adequada da  Internet; veículo  este de  comunicação/informação que permite a busca de assuntos/conteúdos de pesquisas escolares, e/ou acesso a rádio, vídeos, filmes, etc. Assim, o uso adequado do computador no espaço escolar, torna-se atrativo e didaticamente bem mais eficaz, seduzindo os alunos  ao interesse e empenho na elaboração/construção do conhecimento.  
A oficina  é uma ótima  oportunidade  para o professor  confrontar /repensar sua prática educativa. Precisamos avançar cada vez mais na disseminação não só dos conceitos da Informática  Educativa,  mais das práticas educativas competentes já existentes na rede de ensino, socializando as experiências exitosas dos projetos de aprendizagem, no intuíto de que esse Novo Paradigma educacional, não se torne um modismo, mais algo que veio para somar, contribuir e democratizar a educação gratuita e de qualidade. Nossa intenção enquanto educadores  da Escola Nazaré Torres é ampliar as discussões, estudos e seguir uma filosofia de Informática Educativa que atenda as reais necessidades de aprendizagem de nossos alunos e alunas da Rede Pública Municipal de Ensino.







Escola tem o importante papel de oportunizar  utilização
adequada do computador dentro e também fora da escola.

A chegada do computador no cotidiano das crianças, adolescente e jovens, vem possibilitando novas formas de comunicar-se, divertir-se, pensar agir,  estudar, consumir, trabalhar, namorar, viajar, viver, sonhar, conhecer novas fronteiras, novos horizontes, novas experiências de vida, ou seja, as relações sociais são outras,  bem diferentes de décadas passadas.
     Tudo fascina, a máquina tem seus atrativos, quase prefeita, inúmeros recursos midiáticos, tudo em um só elemento. Esse objeto de desejo, de consumo,  tem seu lugar garantindo no ambiente familiar, geralmente no quarto, ou  na sala  de visitas. Sempre tem alguém  utilizando em prol de suas necessidades existências e/ou materiais.  No trabalho é peça fundamental  para agilizar a produtividade. No lazer, possibilita interatividade com o mundo, troca de arquivos dos passeios turísticos, e ou divulgação destes em redes sociais; comunicação com amigos e parentes de norte a sul. 
          O homem do século XXI, independente de sua classe social, ou status, está destinado a viver em meio às máquinas por diferentes formas de acesssibilidade entre caixas eletrônicos dos bancos, nos brinquedos, na cozinha, no supermercado, no escritório, na escola.... Alguns preferem, optam, em não introduzi-los em suas rotinas de vida; outros, já não sabem viver sem essa tecnologia; nasceram nesta Era computacional o que facilita cada vez mais espaço  e adeptos no mercado de vendas/consumo. O computador Portátil - codinomes/identidade _ Laptop,Notebook, Netbook, NotetakerPDAPocketPCtem sido mercadoria de maior desejo entre os consumidores nos últimos anos; facilitando cada vez mas mobilidade.    
    O  acesso de compra/consumo posibilita sua maior popularização, ou seja,  não pertencem mais há um só grupo seleto de executivos como no passado; mas também por outros grupos como: estudantes, profissionais liberais, médicos, advogados e claro também por alguns professores. Por meio desta tecnologia, armazenam arquivos fotográficos, documentos, músicas, filmes e principalmente  para  navegar  mundo a fora por um canal de informação/comunicação universal/mundial : Internet. Prefiro chamá-la de canal, ao invés de Rede. Sua universalidade encanta; podemos navegar em seu "mar" de informações, conhecendo novos mundos, que talvez, jamais conseguíssemos desbravar por outras vias convencionais. 
      Com o computador esse "acesso" é quase que instantâneo, rápido. A sedução é imediata, não há quem resista a facilidade em que cada página, que cada site visitado, deixe o viajante compenetrado, concentrado na  sua procura/busca. 
       No lar, no cyber café, na casa de um amigo... esse viajante (internauta) navega tranquilamente  ao sabor das ondas da informação e da comunicacão...  abre  páginas, fecha páginas, realiza visitas em sites, blogs, webquest, twister, Orkut, MSN, salas de bate papo, YouTube ... opa !!!!! Chegou um e-mail.
        No Orkut, adicionam amigos íntimos, conhecem novas pessoas nas salas de bate-papo; formam  e ou/participam de comunidades virtuais; vivencia a vida das pessoas através da tela do computador. Adicionam conhecidos e pessoas  desconhecidas;  ficando essa escolha/opção à critério e  seu gosto. Eles  (as)  aderem e/ou  prestam serviços e oferta produtos, velejam em caminhos seguros e construtivos, mas também, mergulham de cabeça em águas profundas, suspeitas, desconhecidas; de certo modo perigosas, ou seja, buscam "atalhos" para suprir necessidades  imediatas. Sua utilização tem varias caminhos, alguns para fins emancipatórios, outros, para práticas,  atitudes e comportamentos de má fé; prejudicando muitas vezes,  pessoas, empresas, et... Esse fenômeno, infelizmente vem aumentando absurdamente em todo e qualquer lugar do planeta; prejudicando/distorcendo/desvirtuando o propósito primeiro do uso do computador e da Internet no meio social. 
       A prática de vandalismo virtual, tem sido denunciado/apresentado freqüentemente nos últimos meses nos meios de comunicação de massa. Os danos são de toda ordem, ou seja,  psicológicos, sociais, econômicos, emocionais...  numa velocidade desumana e sem limites. 
          O  Bullyng Escolar  no passado,  era cometido  dentro da escola. Hoje essa realidade infelizmente só aumenta, ultrapassou os limites dos muros da escola e pegou carona  na internet. Essa é a rotina de quem utiliza inadequadamente e/ou  adequadamente o computador. O mundo real envolvido no mundo virtual, que muitos acabam confundindo o que é virtual e o que é real.
 O  computador também chegou à escola, já faz uns 15 anos ou mais, não sabemos no momento precisar esse tempo; todavia, sua vida útil tem sido lenta e muitas vezes contraditoria face os preceitos da informática educativa. A comunidade escolar ainda precisa incorporá-la como  instrumento de rotina educativa, haja vista,  seus diferentes contextos e também de políticas públicas eficazes que permitam quebra de paradigma das práticas tradicionais de ensino (reprodução/transmissão do conhecimento) no universo escolar. O seu uso na escola ainda caminha em passos lentos, totalmente inverso da velocidade das crianças e jovens. O computador veio de fora para dentro da escola, foi introduzido primeirmente em paises emergentes e posteriormente esse modelo educacional vem sendo disseminado nos países terceiro mundistas. O que precisamos é adequar acertamente investimento maçico na formação do educador frente os conceitos a luz de uma corrente filosófica de I.E que sirva como referencial  de trabalho do professor, como respaldo profissional. Ao observar o contexto educacional que estamos inseridos;  o  uso de computadores no ambiente escolar,  instiga repensar o modelo de curriculo escolar  no Sistema Educacional  brasileiro; muitas mudanças precisam acontecer. O Modelo de Educação  vivenciados nas instituições escolares; há muito tempo já  não correspondem aos anseios dos milhares de alunos, que evandem da escola por inúmeras razões. Com o advento das tecnologias educacionais ;  essas premissas novamente instigam a necessidade de mudanças que permitam novas formas de educar e aprender, a partir de um modelo de educação que valorize e invista no planejamento e na avaliação bem  diferente daquela que exercitamos cotidianamente. 
Para construir uma cultural autêntica de Informática Educativa, não se muda estataneamente  os conceitos e as práticas educacionais, ao contrário, se conquista no debate, na reflexão e com politicas educacionais emancipatórias. A mudança  do curriculo escolar, pode ser a primeira meta; pois este modelo que ainda reina nas Redes de Ensino Público e Privado, não estão respondendo a contento a formação do aluno cidadão nem tampouco respeita e valoriza o profissional da educação, ou seja, não possibilita tempo  e condições  ao educador para planejar e avaliar . Na maioria das escolas, sejam elas privadas ou públicas, a carga horária do professor é totalmente alocada para a sala de aula.  Nesse interim, o planejamento, uma mola mestra para a organização do trabalho educativo é inexiste, restando o professor muitas vezes produzir isoladamente em casa seus projetos e planos de aula. Uma total contradição no contexto educacional.    Em muitos treinamento e oficinas o professor (a) é chamado, estimulado a conduzir os alunos sempre no coletivo, oportunizando troca de saberes, no entanto, essa maneira  de construir /produzir conhecimento, não é vivenciada pelo professor no ambiente de trabalho, ou seja, na escola. Na verdade, quando a campainha da escola é acionada; esse profissional termina seu expediente  e retorna ao lar para a sua segunda ou terceira jornada ,em meio ao isolamento, solidão na calada da noite,  organizando suas aulas, corrigindo trabalhos e provas.
 A informática educativa não combina, nem tampouco, funciona nesse contexto tradicional de  esnino/aprendizagem imediatista.  Talvez, essa seja uma das nuances/barreiras que dificultam a  instauração significativa de sua existência no universo escolar.
 Consideramos aqui o nosso olhar no cotidiano de sala de aula e computador; realidade existente em inúmeras escolas, um recorte da realidade; que muitos, ao ler as próximas linhas; se identifiquem com as nuances e desafios apontados no contexto abaixo:  
Hoje, dia 23 de agosto, turno da tarde, sala numero 03, turma de 4 ano/9anos, professora regente entra em sala e informa  o calendário dos dias que a turma terá aulas no Laboratório de Informática Educativa. Nossa !!!! Os olhos dos alunos brilham, querem logo que chegue o dia  tão esperado; estão sempre disponíveis, aptos e ansiosos para utilizar o computador,. Entre si, trocam idéias, levantam hipóteses; querem descobrir como vão utilizar o computador na escola:  Rizaldinho diz  _ Será que vamos utilizar joginhos???  Jorginho então exclama : Eu não quero ! Prefiro é usa o computador para pintar desenhos. Eloany manifesta seu desejo : vou usar  o Orkut,;Alessandra pensa e diz: na escola a gente pode usar Orkut??? Ana Cláudia e Kátia lamentam :  Nunca utilizaram um computador. Olivia e Jesus ficam  admiradas com o desabafo das coleginhas de sala de aula, Soraya questiona : tenho limitação visual. Será que posso usar o computador?? Gilsiane solidariamente expressa : não se preocupe Sol eu te ajudo. Naldinho pergunta aos colegas: o que será que a professora vai ensinar? Português, matemática, Educação Física?
Chega  o dia esperado, no entanto, naquele mesmo dia os alunos foram informados que não haveria aula no ambiente educativo.  Nos olhos e nos gestos expressam a decepção, angustia frustração. E mais uma semana se vai... Chega novamente o desejado dia, porém já perderam  tres momentos de aulas nas semanas anteriores. Mas enfim, hoje todos os alunos do 3 ano caminham em direção do laboratório.
A professora regente da turma, naquele dia, estava aflita, angustiada, não tinha mais como resistir/fugir do destino.  Teria que educar as crianças utilizando o computador; não havia nada em seu caderno de planejamento para aqueles 35 minutos de aula. E agora o que fazer???? De repente a idéia surge; a professora, meio que desconfiada, chama a facilitadora  Juci e faz a famosa pergunta: Qual joguinho educativo você tem ai? Eu não tive tempo para planejar essa aula. A facilitadora do laboratório,  sabedora de seu papel naquele espaço pedagógico, contra argumenta com a professora, esta por fim, procura justificar a lacuna, apresenta a dificuldade de elaborar aulas, tem dúvidas sobre como organizar didaticamente o trabalho; tem noção de conceitos pertinentes a I.E, sabe da importância dada para vida escolar e pessoal   dos alunos, todavia, ainda não conseguiu em sua prática pedagógica ultrapassar as barreiras e limites existentes e assim se vai mais um dia de aula ,sem sua intervenção, seu apoio, sua orientação face ao recurso tecnológico... Enquanto a conversa acontece entre as duas profissionais, as crianças estão acessando os jogos, procuram fazer uso daqueles recursos  disponíveis no computador, através da curiosidade nata, da ousadia e iniciativa, aprendem por contingências, entre acertos e erros e apoio dos colegas.
O conhecimento a troca de informações é oportuna entre os amiguinhos, alguns deles, tem experiência de uso do computador, porém essa experiência é  doméstica. E na escola??? Que vivência o aluno vem adquirindo ou  possui??? Sua experiência com computador  é  aleatoria , sem orientações, sem propositos educacionais. Na escola  esse aluno precisa ser orientado à utilizá-lo diferente, ou seja, para atender a compreensão dos conteúdos das disciplinas curriculares, como também descobrir seus talentos, habilidade; saber também elaborar conhecimento no coletivo,;algo que a informática educativa possibilita quando bem trabalhada pelo educador. Por enquanto, vimos aqui, nesse recorte da realidade escolar; que a única ou a maioria das experiências são de incompreensão de seu uso no universo escolar e infelizmente ainda utilizado  pejorativamente, com espaço de diversão com “joguinhos educativos”,  com uso inadequado da Internet,  um passatempo... totalmente descaracterizado de seu propósito.Nesse contexto, o aluno  fica sem alternativas e continua a utilizá-lo da única maneira que conhece ,ou seja, de  maneira doméstica, sem direcionamento metodológico e/ou didático com pouquíssimo  meios e fins pedagógicos. Isso é algo muito sério; não podemos deixar que continue acontecer e/ou instaurar-se no meio escolar. Quando o professor (a) resiste à utilizar o computador nas suas aulas; ele acaba deixando  margem/espaço, para  outras pessoas com propostitos destrutivos, em ambientes não escolares; consigam facilmente manipular mentes e corações; levando-os ao uso criminoso, vicioso, consumista, desumano...
O papel da escola é conscientizar/sensibilizar seus alunos sobre as nuances atuais, ou seja, apresentar o que de bom o computador pode possibilitar e que o seu mau uso pode implicar em suas vidas.  O momento é de reflexão/ação para que  não se crie uma cultura às avessas, negativa, sobre essa tecnologia.
As adversidades hoje acometidas por muitos jovens no mundo virtual,  talvez fossem   menores  e/ou quase que insignificante, se nas escolas o fazer pedagógico face uso do computador  fossem  mais atrativo/resolutivo, com uma rotina de projetos voltados a temas que levassem o alunado a pensar, questionar, construir, trocar idéias entre si, utilizando todas as ferramentas possíveis e disponíveis no computador. O professor frente esse trabalho, tem que incorporar o compromisso pelo bem estar social coletivo e lembrando sempre que quando ele se omite a utilizar esse recurso em sala de aula, ele esta deixando de garantir ao seu aluno uma nova forma e possibilidade de aprendizagem e a própria utilização do mesmo, que vai muito além do que o aluno já conhece.  Quando  a escola e o professor investir em metodologias adequadas ao uso do computador, com certeza estará favorecendo o aluno a reconhecer o computador como instrumento facilitador de sua aprendizagem, não só  utilizando dentro da escola, mas também em sua casa, ou em qualquer outro espaço, seja ele privado ou público, numa nova perspectiva de uso, talvez tendo novas possibilidades de acesso, de modo que,  a criança, o jovem e o futuro adulto  modifique suas práticas sociais negativas  e deixem de focar sua atenção /audiência para as futilidades e os "lixos" jogados na rede virtual.     
A palavra de ordem é oportunizar acesso com vias educativas, para que o aluno aprenda com seu intermédio com  sua maestria de educador, com  sua intervenção pedagógica usufruir positivamente os benefícios tecnológicos seja dentro ou fora da escola; 
Omitir o direito do aluno de aprender/ socializar conhecimento inerente as possibilidade positivas de aprendizagem significativa; causa prejuízos no decorrer  do tempo escolar dos alunos, de modo que,  desacelera a formação de competências e habilidade necessárias em prol de seus estudos e para sua vida.
  O uso do computador com competência quando incorporado como algo intrínseco no  labor diário do educador, possibilita interatividade professor/aluno/aluno/computador para utilização/compreensão dos conteúdos curriculares. Em suma, chamamos os educadores para  uma tarefa socio-educativa necessária/urgente no contexto do mundo virtual para o mundo real . Os prejuízos sociais, psicológicos, morais, éticos que hoje a sociedade enfrenta, são assustadores. A escola pode intervir em seus espaços de IE, com aulas que possibilitem o repensar do computador, para que adotem posturas éticas ao publicarem algo, ou quando estiverem  utilizando as redes sociais. Dentro da escola o aluno deve ser educado/reeducado  na perspectiva  de formular e repensar sua postura, respeitando pessoas e espaços, percebendo que  existem limites e regras necessárias de convivo social tanto no mundo real como no virtual. E quando não respeitam o direito individual e/ou coletivo podem responder por suas atitudes face aos danos e prejuízos ocasionados por sua pessoa ou grupos que faz parte.
 O educando precisa internalizar posturas saudáveis e éticas  para  utiliza essa ferramenta em sua vida social que esta além dos muros da escola.   
   O educador precisa conquistar seu público, seduzi-lo, encantá-lo, através de aulas interativas, fazendo valer sua intervenção educativa face o uso do computador e da internet  no cotidiano, na vida social. Devemos possibilitar reflexões sobre  as nuances do mau uso  de tecnologias no meio virtual, haja vista que muitos problemas no mundo virtual terminam na delegacia de polícia especializadas em crimes virtuais.
 Que nosso aluno na escola aprenda utiliza-lo, manuseá-lo, vivenciá-lo  adequadamente  explorarando significativamente os recursos disponibilizados, sempre acompanhado da mediação do professor, para que assim, possamos conquistar adeptos ao uso amplo dessa ferramenta em prol da cidadania, da  paz coletiva, da solidariedade, da erradicação do trabalho infantil, da pedofilia, entre outros males sociais. 
Autoria :  Lidiane queiroz - pedagoga, pós-graduada em Informática na Educação.




                 Informática na Educação

 As aplicações dos recursos de informática na educação, uso da Internet, softwares educacionais

Informática pode ser um grande recurso educacional


Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discuti-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação.

Aplicação dos recursos de informática na educação

Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Estas são apenas algumas questões levantadas por educadores brasileiros.

Em primeiro lugar, temos que partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.

Colocar qualquer software para os alunos usarem não gera aprendizado. É importante que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Neste sentido, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido.

O uso da Internet também é um caso importante. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruir os alunos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Apenas copiando, os alunos não vão aprender. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.

Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (PowerPoint) apresenta inúmeras possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos multimídia.

O importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, é não transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida.

FONTE : 

2 comentários:

Unknown disse...

Go Here b9l02k2g94 replica designer backpacks 7a replica bags replica bags forum click to read more d1v17c5w15 replica ysl bags australia right here d9w28c5a21 gucci replica bags replica bags wholesale in divisoria

mcneslee disse...

z6u17t9k67 u3v20c8c68 i1y18m2c56 q7r38b1e54 q4b65d1v23 j3c68e1a96