Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, do fazer pedagógico; o dia-a-dia vivenciado em sala de aula, nos espaços pedagógicos que permitem aos alunos e educadores trocarem entre si conhecimento, bem como juntos construírem valores que primam o respeito, a paz e o bem coletivo. Esperamos que nesse espaço virtual de informação e comunicação possamos dividir com vocês os nossos desejos, conquistas e realizações. Aqui não queremos somente divulgar o trabalho educacional, mais principalmente dividir experiências positivas do qual sirvam como referencial positivo por uma educação de qualidade. Fique a vontade participe!!! Visite sempre nosso Blog educativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação e principalmente em nossos alunos.

Público Atendido: Educação Infantil/ Ensino Fundamental do 1 ao 5 ano/9anos e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

IV ENCONTRO PEDAGÓGICO - PLANEJAMENTO

IV ENCONTRO 2010
Planejamento Pedagógico
02 de junho de 2010
Horário 07h30min ás 13h

PLANEJAR É PRECISO...

Mensalmente a escola realiza Encontros Pedagógicos com professores do 1 ao 5 ano. O evento proporciona socialização de idéias, organização de atividades previstas para o mês e formação continuada. A cada encontro percebemos os avanços dos educadores em seu fazer pedagógico na sala de aula, de modo que, a troca de experiências bem sucedidas, serve como referência de trabalho ao grupo, auxiliando assim de forma mais acertada; favorecendo cada vez mais a integração do aluno no universo letrado, bem como a valorização do professor no espaço escolar.
O Encontro aconteceu no dia 02 de junho de 2010, totalizando 30 professores ( Diretora, Coordenação, professor regente, auxiliar, libras, inglês, Educação física e de recreação) . Na oportunidade tivemos a visita do ilustre prefeito Helio Leite. O mesmo parabenizou a iniciativa da escola em fazermos planejamento mensal e falou sobre a importância da educação em nosso município. Também aproveitou o ensejo para convidar a todos à visitar as obras da nova Escola Pedro Coelho da Mota ( futuro Padrão de Referência) que está sendo construinda em área periférica em nossa bela Castanhal. Assim, fomos em “aula passeio” visitar a obra.
Durante o Encontro Pedagógico os professores no laboratório de IE acessaram o blog da escola e  da SEMED e foram orientados a não só visitar mais deixar recados e sugestões na  caixa de recados de ambos  blogs. Fizemos também  análise dos resultados obtidos da I Etapa da Provinha Brasil aplicadas nas turmas de 2 ano. Avaliamos também a I Etapa do Soletrar, projeto este, de grande valia para o processo de ensino-aprendizagem de nossas crianças e que muito vem contribuindo com avanços significativos em sala de aula. Entre outros assuntos abordados encerramos o encontro com o planejamento da festa junina da escola para o dia 29 de junho, do qual sua temática irá abordar a Copa do mundo relacionado a cultura afro-brasileira e Indígena.

Momentos do Encontro Pedagógico :




 













PAUTA
LOCAL : Laboratório de Informática Educativa

 • Socialização do Blog da escola e da SEMED ao corpo docente ( endereços eletronicos :  blog SEMED castanhaldestaqueemeducacao.blogspot.com Blog da escola : escolanazaretorres.blogspot.com

• FESTA JUNINA ( 29/06) : ( planejamento : Escolha do tema e logística do Evento – ( Comissão Organizadora – ( Ira, Nery e Aparecida)

• Provinha Brasil; ( análise dos resultados e orientações específicas )

• Reforço Escolar Paralelo; ( como vai o andamento?);

• Comemoração das mães ( avaliação e prestação de contas),

• Olimpíadas de Língua Portuguesa ( 5 ano) modalidade poesias;

• “Cinco Minutos de Valores”- livro na escola com texto para reflexão em sala de aula.

• “Um por todos e todos por um”- CGCU –

• Fala professor: Socialização do curso sobre Educação Inclusiva - ofertado pela SEMED.

• Relatório de alunos especiais – avaliação da aprendizagem.

• PPP da escola – Avaliação constante em grupo.

• Plano de Ação do Coordenador Pedagógico

• Currículo e Escola – Conteúdos escolares e metodologia de ensino ( Que caminhos estamos ?!).

• Lei n 11.645/08 “Historia e cultura Afro-brasileira e Indígena”.


PROJETOS DA ESCOLA

• Gincana de Soletração – PDE ( I ETAPA – 01 DE junho) - avaliação
• Projetos de aprendizagem – nomeação das turmas - - Projetos no BLOG DA ESCOLA

OUTROS

• Organização dos diários de classe; ( novas orientações SEMED)
• Sala de leitura e Laboratório de informática educativa – Orientações específicas


A Direção e Coordenação Pedagógica

2 comentários:

Suelen disse...

Gostaria de deixar registrado o quanto estou feliz em ver o blog da escola atualizado. Éssa é uma ferrameta que pode auxiliar e muito o professor no processo de ensino aprendizagem, por possibilitar uma troca de conhecimento e experiências,e por ser mais um meio de comunicação com os seus aluno. Parabéns!!!

PS. Gostaria que alguns desses encontros também acontecessem as terças, pq assim posso participar hehehehe. Fica a sugestão.

suelen disse...

não é Éssa...
é Essa hehehehe
corrigido