terça-feira, 6 de novembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, do fazer pedagógico; o dia-a-dia vivenciado em sala de aula, nos espaços pedagógicos que permitem aos alunos e educadores trocarem entre si conhecimento, bem como juntos construírem valores que primam o respeito, a paz e o bem coletivo. Esperamos que nesse espaço virtual de informação e comunicação possamos dividir com vocês os nossos desejos, conquistas e realizações. Aqui não queremos somente divulgar o trabalho educacional, mais principalmente dividir experiências positivas do qual sirvam como referencial positivo por uma educação de qualidade. Fique a vontade participe!!! Visite sempre nosso Blog educativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação e principalmente em nossos alunos.
Público Atendido: Educação Infantil/ Ensino Fundamental do 1 ao 5 ano/9anos e Educação de Jovens e Adultos - EJA.
APRESENTAÇÃO
Nossa experiência no dia a dia tem mostrado como é importante todos os segmentos da escola (gestores, professores, alunos, funcionários, pais...) caminharem juntos, procurando resolver os problemas que aparecem e criando novas alternativas para a melhoria da educação oferecida à comunidade.
Trabalhar coletivamente, apesar de ser muito mais vantajoso para a escola como um todo, não é uma tarefa sempre fácil. Mas, é pela ação coletiva que a escola se fortalece, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico condizente às demandas da sociedade.
Este trabalho pedagógico pautado no comprometimento da realização de ações educacionais voltadas para o pleno desenvolvimento do ser humano dá-nos condições para compreender o que realmente uma escola de qualidade necessita para atender as suas finalidades.
Nesse contexto, a escola precisa preocupar-se em atender às necessidades específicas do meio no qual está inserida, planejando seu trabalho a médio e a longo prazo, com a finalidade de construir sua “identidade própria”. – Essa identidade tem um nome: Projeto Político Pedagógico que ora se apresenta.
Este documento é o resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação desta unidade escolar com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito desta escola.
Há a consciência, por parte dos que o produziram, de que representa apenas um germe de projeto político pedagógico e se encontra aberto a todo e qualquer tipo de sugestão e encaminhamentos. Sabemos que nenhum projeto político pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história. Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos encaminhem para uma “práxis” responsável e compromissada com uma escola pública de qualidade. Nesse ínterim, a proposta pedagógica da EMEF MARIA DE NAZARÉ GOMES TORRES, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Reconhecendo a importância das experiências vivenciadas na primeira infância assim como também do aluno jovem e do adulto (EJA) e acreditando ser a educação um direito, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Nazaré Gomes Torres, formula seu Projeto Político-Pedagógico voltado para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar à educação familiar e da comunidade.
A metodologia de ensino adotada pela Escola Nazaré Torres está baseada na proposta de Letramento, cujo objetivo é levar o discente construir o seu próprio conhecimento através da exploração de textos reais que favoreçam aprendizagem significativa da escrita da leitura e do conhecimento matemático a partir de suas experiências vividas na família, na rua e na própria escola e demais relações no seu entorno, ampliando sua capacidade de descoberta e construção de conhecimentos. Assim, os alunos e alunas vão penetrando de modo consciente na dinâmica da vida e se constituindo, como sujeitos históricos, críticos e participativos. As atividades são programadas de forma a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição, envolvendo a família e a comunidade.
Para prestar um atendimento de qualidade, mantém seus funcionários constantemente atualizados. Por ser uma instituição pública municipal, seus recursos financeiros vêm do governo municipal e federal.
A avaliação do desenvolvimento do docente é feito através da observação contínua e se faz mediante o acompanhamento das etapas do seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário