terça-feira, 15 de março de 2011
PARCERIA COMUNIDADE, ESCOLA E POSTO DE SAÚDE
A Escola Nazaré Torres no mês de fevereiro realizou atividades de controle da denque. Foi um dia todo de sensibilização de alunos, familia e comunidade do entorno. Os alunos participaram de palestras e de um ARRASTÃO NO BAIRRO. A parceria realizada entre a Escola e a Secretaria de Saúde foi de grande valia.
Confira nas fotos momentos de informação, educação e comunicação face a problemática da Degue.
segunda-feira, 14 de março de 2011
ENCONTRO PEDAGÓGICO
Encontro Pedagógico
Planejamento das ações pedagógicas ano 2011
Programação
02/03/2011 - Quarta-feira
Horário: 07:30h às 11:h30h
• Avaliação do PPP da escola: ações realizadas em 2010;
• Estudo/analise dos Resultados da provinha Brasil/2010
• O perfil do professor regente e professor auxiliar;
03/03/2011 quinta-feira
Horário: 13h às 17h
• Avaliação da aprendizagem: Utilização do portfólio e relatórios descritivos.
• Mais educação
• Projeto “ UM por todos e todos por um”
• Sala de leitura, laboratório de informática ( rotina de atividades)
04/03/2011
Horário: 13h às 17h
• Conteúdos curriculares e ensino de 9anos
• Momento fala professor ( experiências bem sucedidas, etc)
• Outros... (calendário de atividades, cadernetas etc)
NATAL 2010
Participamos do projeto Natal reciclado :
Elaborar um memorial não é tarefa fácil trata-se de uma auto-avaliação de resultados, da relevância de nossa participação no concurso de confecção de árvores de natal de materiais recicláveis, ou seja, sobre a aprendizagem e das relações estabelecidas a partir deste evento. Por conta disso, foram levadas em consideração as condições, situações, dificuldades e reflexões que envolveram o desenvolvimento do trabalho.
A base do trabalho educativo para a elaboração do adereço natalino priorizou conceitos e práticas estimuladoras, aprendizado este, que nossas crianças de 1º ao 5º ano, foram estimuladas à importância da educação ambiental em suas vidas, principalmente sobre a tríade :RECICLAR, REUTILIZAR, REAPROVEITAR – 3Rs,ou seja, praticaram a importância destes conceitos desde a coleta de CDs, DVs, celular, etc. entre outras tecnologias que estavam em seus lares sem uso até a confecção da árvore com recursos tecnológicos agora reaproveitados, reutilizados, reciclados.
Foram utilizados materiais como: TNT reutilizado CDs, DVDs,caixa de papelão, bandejas de isopor, tampinha e garrafa pet, mouses de computador, e celular inutilizado . Montamos também uma oficina de costura de modo que, os alunos manusearam máquina de costura para confeccionar a base do cone reutilizando o tecido TNT .
Foi estimulante o trabalho do início ao término, haja vista que as crianças estavam motivadas e muitas habilidades e idéias foram surgindo para a decoração. O resultado foi além do esperado. A árvore depois de pronta foi colocada no centro do pátio da escola para apreciação por toda a comunidade escolar e principalmente para as crianças cantarem músicas natalinas.
Em suma, a questão ambiental está distribuída de muitas formas na sociedade e segundo Paulo Freire, a crítica da sala de aula precisa torna-se a crítica da sociedade e do meio ambiente.
A obra (árvore de natal reciclada) deve-se ainda contribuir para proporcionar umareflexão não só em nossos alunos e funcionários, mais também à comunidade castanhalense, pois, através de pequenas ações ambientais desenvolvidas nas escolas como esta valem muito mais que muitas palavras.
As alternativas estão na própria escola, pois se entende que a escola é um espaço de construção coletiva, físico e mental, podendo então transformar a realidade através da proposta educativa, para que o futuro seja digno para todas as espécies que vivem em nosso planeta. O professor é um agente de aprendizagem e só através de seus atos e ações promoverão no aluno o despertar consciente da proteção ambiental, tornando-se um integrante do processo.
quinta-feira, 10 de março de 2011
I GINCANA DA MATEMÁTICA - 30 DE SETEMBRO DE 2010
I G I N C A N A DA M A T E M Á T I C A
Metodologia : realizaremos 3 momentos :
I espaço – prova oral; Vale :1
II espaço – prova escrita; vale : 1
III espaço - prova prática (jogos em equipe) vale : 1
Obs. : as atividades propostas aconteceram de forma simultânea.
Total de participantes : 10 inscrições por sala de aula.
critérios de seleção : alunos que tiveram baixo rendimento na 1 e 2 avaliação.
Professor Coordenador do Evento
Turno : Manhã : Professoras - Joelza e Nazaré
Turno : Tarde : professoras – Jucirema e Jesus
função : Organizar a dinâmica do evento; Preparar a ficha com nome dos alunos conforme as turmas e turnos; somar os pontos da ficha e repassar nota final ao professor regente.
Professor Regente e auxiliar : estimular os alunos, a família, organizar os conteúdos, propor atividades da gincana, montar os espaços pedagógicos juntamente com os professores Coordenadores.
Espaços da gincana : Laboratório de informática, pátio da escola, e salas de aula.
Recursos utilizados : computador, data-show, diversos jogos educativos, ábaco, tabuada móvel, etc.
Conteúdos selecionados : quatro operacoes matemática, etc, formas geométricas .... Raciocinio lógico matematico. Sistema monetario, unidade, dezena, centena milhar.
Turmas participantes :3,4 e 5 anos
Data do Evento : 30 de setembro (quinta-feira)
Obs : As turmas participantes da Gincana terão aula até o horário do recreio. Após os demais alunos serão dispensados. Alunos de 1 e 2 /9 anos aula normal.
Atenção : todos os professores das turmas de 3,4 e 5 anos deveram ajudar ativamente.
ESPAÇOS DA GINCANA turmas 3,4 e 5 anos sistema de rodízio
Quantidade de questões :
Metodologia : perguntas , problemas simples, leitura de imagens, calculo mental.
Aplicação : individual e em equipe.
Quem acerta leva o ponto.
Tempo previsto por turma : 30 minutos
PROVA ESCRITA
Aplicadores : prof. Tati, Olivia, pereira,Crisantema e turno : manha e prof. Iraceli e Esloane/Aparecida turno : tarde,
Quantidade de questões : 05
Metodologia : problemas simples, calculos, enigmas.
Aplicação : individual e em equipe.
Quem acerta leva o ponto.
Tempo previsto por turma : 30 minutos
PROVA PRÁTICA ( JOGOS EDUCATIVOS)
Aplicadores : prof. Rizaldo, naldinho, Alessandra Nery, Antonio, Ester, jose, turno : manha - prof. Kátia, Cláudia, Naldinho, Gilciane e Edna Nery turno : tarde,
Quantidade de jogos :
Metodologia : perguntas em fichas com desafios face o jogo educativo.
Aplicação : individual e em equipe.
Tempo previsto por turma : 30 minutos
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃ0
Iniciativa do aluno na resolução dos problemas;
Troca de saberes com o grupo quando solicitado;
Lógica de raciocínio e estratégias utilizadas para chegar ao resultado final.
Metodologia : realizaremos 3 momentos :
I espaço – prova oral; Vale :1
II espaço – prova escrita; vale : 1
III espaço - prova prática (jogos em equipe) vale : 1
Obs. : as atividades propostas aconteceram de forma simultânea.
Total de participantes : 10 inscrições por sala de aula.
critérios de seleção : alunos que tiveram baixo rendimento na 1 e 2 avaliação.
Professor Coordenador do Evento
Turno : Manhã : Professoras - Joelza e Nazaré
Turno : Tarde : professoras – Jucirema e Jesus
função : Organizar a dinâmica do evento; Preparar a ficha com nome dos alunos conforme as turmas e turnos; somar os pontos da ficha e repassar nota final ao professor regente.
Professor Regente e auxiliar : estimular os alunos, a família, organizar os conteúdos, propor atividades da gincana, montar os espaços pedagógicos juntamente com os professores Coordenadores.
Dinâmica de trabalho : Cada professor deve apresentar listagem com nome completo de 10 alunos e alunas. Afixar em sala de aula essa listagem para visualizarem; contendo a data do evento também. Informar como vai ser a Gincana.
Espaços da gincana : Laboratório de informática, pátio da escola, e salas de aula.
Recursos utilizados : computador, data-show, diversos jogos educativos, ábaco, tabuada móvel, etc.
Conteúdos selecionados : quatro operacoes matemática, etc, formas geométricas .... Raciocinio lógico matematico. Sistema monetario, unidade, dezena, centena milhar.
Turmas participantes :3,4 e 5 anos
Data do Evento : 30 de setembro (quinta-feira)
Obs : As turmas participantes da Gincana terão aula até o horário do recreio. Após os demais alunos serão dispensados. Alunos de 1 e 2 /9 anos aula normal.
Atenção : todos os professores das turmas de 3,4 e 5 anos deveram ajudar ativamente.
ESPAÇOS DA GINCANA turmas 3,4 e 5 anos sistema de rodízio
PROVA ORAL – “SABATINA”
Aplicadores : professora Eliza, Mariete, Nazaré turno : manha prof. Eraldo e prof. Lúcia, Ana Sampaio turno : tarde,Quantidade de questões :
Metodologia : perguntas , problemas simples, leitura de imagens, calculo mental.
Aplicação : individual e em equipe.
Quem acerta leva o ponto.
Tempo previsto por turma : 30 minutos
PROVA ESCRITA
Aplicadores : prof. Tati, Olivia, pereira,Crisantema e turno : manha e prof. Iraceli e Esloane/Aparecida turno : tarde,
Quantidade de questões : 05
Metodologia : problemas simples, calculos, enigmas.
Aplicação : individual e em equipe.
Quem acerta leva o ponto.
Tempo previsto por turma : 30 minutos
PROVA PRÁTICA ( JOGOS EDUCATIVOS)
Aplicadores : prof. Rizaldo, naldinho, Alessandra Nery, Antonio, Ester, jose, turno : manha - prof. Kátia, Cláudia, Naldinho, Gilciane e Edna Nery turno : tarde,
Quantidade de jogos :
Metodologia : perguntas em fichas com desafios face o jogo educativo.
Aplicação : individual e em equipe.
Tempo previsto por turma : 30 minutos
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃ0
Iniciativa do aluno na resolução dos problemas;
Troca de saberes com o grupo quando solicitado;
Lógica de raciocínio e estratégias utilizadas para chegar ao resultado final.
Assinar:
Postagens (Atom)