Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, do fazer pedagógico; o dia-a-dia vivenciado em sala de aula, nos espaços pedagógicos que permitem aos alunos e educadores trocarem entre si conhecimento, bem como juntos construírem valores que primam o respeito, a paz e o bem coletivo. Esperamos que nesse espaço virtual de informação e comunicação possamos dividir com vocês os nossos desejos, conquistas e realizações. Aqui não queremos somente divulgar o trabalho educacional, mais principalmente dividir experiências positivas do qual sirvam como referencial positivo por uma educação de qualidade. Fique a vontade participe!!! Visite sempre nosso Blog educativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação e principalmente em nossos alunos.

Público Atendido: Educação Infantil/ Ensino Fundamental do 1 ao 5 ano/9anos e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PEDAGOGIA DE POJETOS - CULMINÂNCIA / SETEMBRO DE 2010.

Vejam aqui o resultado dos projetos. Foram  4 meses de pesquisa, diálogo e muita criatividade !!!!! Confiram as fotos :




PROJETOS NA ESCOLA – IDENTIDADE DAS TURMAS


OBJETIVO GERAL :
Favorecer o processo de ensino-aprendizagem através de projetos didáticos que possibilitem a identificação ( identidade) das turmas do 1º ao 5º ano, de modo que possam ampliar o conhecimento estudando diferentes assuntos e conhecendo referenciais da literatura, das artes entre outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

* Fomentar na escola o uso de projetos didáticos para a formação das crianças;
* Nomear as turmas conforme as escolhas das crianças;
* Favorecer o conhecimento curricular de forma interdisciplinar;
* Ampliar o conceito de avaliação;
* Proporcionar atividades que permitem a pesquisa e o trabalho em equipe;
* Expor os trabalhos como produto de aprendizagem na FEIRA CULTURA DA ESCOLA em agosto de 2010;
* Elaborar o blog de cada turma como ferramenta de aprendizagem.

TURNO MATUTINO
SALA
ANO
PROFESSORES
NOME DA TURMA
1
5º A
Eliza
água
2
5º B
Mariete
Flamengo
3
4ºA
Rizaldo
Futebol
4
4º B
Jucirema
Açaí
5
3º A
Crizantema


Cândido Portinari
6
3º B
Olivia

Vaga-Lumes
7
2º A
Silvana/Nery
Sol
8
2º B
Jorge
Estrelas
9
1º A
Jesus
Abelhinhas

TURNO  : VESPERTINO



SALA
ANO
PROFESSORES
NOME DA TURMA
1
5ºC
Lúcia
Os Girassóis
2
5ºD
Eraldo
Turma Cidadã
“Prof. Arlinda Marques”
3
4º C
Esloane

Casa dos Contos
4
3ºC
Ana Cláudia
Tarsila do Amaral
5
3º D
Nery
As formigas
6
2ºC
Vânia/Maria Pereira
Santos Drumond
7
2º D
Mayara/Ana Maria
Os Passáros
8
1ºC
Joelza/Iraceli
Arco-Iris
9
1º B
Alessandra
Aquarela

terça-feira, 14 de setembro de 2010

26 DIA DE SETEMBRO - COMEMORAÇÃO NACIONAL SURDO


DIA DO SURDO
 

“ Mãos que falam e vêem o mundo como você.”
(autor desconhecido) 




No dia 26 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Surdo.  Nossa  escola não deixou a data passar em branco. Essa data marca a luta histórica da comunidade surda por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania e foi escolhida em referência à criação da primeira escola para surdos no Brasil, o Instituto dos Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, inaugurado em 26 de setembro de 1857. Entre as recentes conquistas de inclusão social alcançadas pela comunidade surda, destaca-se a oficialização no Brasil, em 2002, da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio de comunicação para os surdos e a sua inclusão, em 2005, como disciplina curricular nos cursos de formação de professores em nível médio e superior e nos cursos de fonoaudiologia.
 
Hoje dia 14 de setembro de 2010, nossa escola promoveu um momento de informação/ comemoração aos dias do Surdo (26 -Nacional e  30 Mundial ). No pátio da escola recebemos as crianças  de 07 a 12 anos das turmas : Aquarelas, Arco-Iris e Passáros. Nosso aluno (D.A )Bruno Gonçalves Braga, 15 anos, 2ano/9anos estava entre os demais alunos participando ativamente desse momento impar.  As professoras de LIBRAS - Gilcianne Paixão e  Soraya, juntamente com a Direção, Coordenadora Pedagógica e demais educadores,  promoveram  uma homenagem aos surdos e seus familiares, com apresentações artísticas dos alunos, vídeo e entretenimento. CONFIRAM AS FOTOS...



sábado, 11 de setembro de 2010

Independência do Brasil : “Se é Para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico” - Dia 07 de Setembro.

Independência do Brasil

Inicialmente esta data só é lembrada pela grande maioria por ser um feriado nacional, onde todos podemos viajar pra ver a família e visitar amigos. Por fim alguns lembram que tem a ver com o Brasil, Independência? Proclamação da república? Fim da escravidão? Ahhh sei lá….

Sete de setembro é o dia que comemoramos a Independência do Brasil, ou seja, a data em que o Brasil se tornou oficialmente separado politicamente de Portugal, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822.

As causas que implicaram na separação começaram a eclodir ainda no século XVIII, com diversas revoltas internas acontecendo por conta de impostos cobrados por Portugal além do fato de que no Norte, os EUA já se declaravam independentes.

Eu sou físico não historiador, mas o que julgo ser a parte mais emocionante de todo o processo de independência foi quando Portugal percebeu a iminência da independência brasileira e mandou uma carta exigindo a imediata ida de D.pedro 1º para a metrópole, isso se deu no dia 9 de Janeiro, eis então que surge a frase:

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”

O dia é conhecido a partir de então como o “Dia Do Fico”.

Pra falar a verdade essa balela que se houve falar acerca de nossa independência, não passa de mito! Considero que quase 200 anos se passaram e continuamos tão dependentes e tão conformados quanto naquela época.

A solução pra isso é a educação que se fala tanto mas que se faz tão pouco, educação esta que sequer consegue nos fazer lembrar o que é comemorado no dia 7 de setembro…

fonte: AMBROGI, Renato. Relatos históricos do Ipiranga. São Paulo: Rumo, 1982.

APRENDENDO LIBRAS COM JOGOS EDUCATIVOS


JOGO DOS SINAIS
O  tabuleiro é parecido com o do tradicional jogo “ludo”, mas as regras são originais !

 Conversas, Reflexões e Prática Educativa de uma Educadora.

Diante da necessidade de novas formas de aprender e ensinar, procurei pesquisar jogos que pudessem ser adaptados ao trabalho pedagógico que facilitasse a aplicação e entendimento da linguagem de sinais. Achei interessante o tradicional jogo de Ludo e adaptei a proposta para Libras. Foi um sucesso em sala de aula. Apresentei o jogo aos alunos e espontaneamente foram elaborando comigo as regras necessárias. Gratificante o resultado obtido com o recurso pedagógico elaborado; percebi o quanto as crianças estão utilizando com competência  acertadamente libras, tudo em meio, a ludicidade do jogo educativo.
                         Professora de Libras - Gilciane Paixão do Nascimento


RECURSOS MATERIAIS UTILIZADOS
 
Papel-cartão branco
Cenetas hidrocor
Régua
Cola
Tampas de garrafa pet
Papel colorido
Papel contact


 
                             REGRAS DO JOGO DE SINAIS
Como jogar
  • Número de participantes : 2 a 4 
  • A primeira criança joga o dado, anda o número de casas indicadas , observa o sinal em libras na figura do tabuleiro; reproduz  em gestos e oralmente o significado. Caso acerte, fica no lugar aonde estar, se errar volta ao lugar onde estava.
  • Se cair em uma casinha preta, fica uma rodada sem jogar.
  • Se cair na casinha azul, fica duas rodas sem jogar.
  • Vence quem levar primeiro seus quatro pininhos até o centro do tabuleiro.


Jogo educativo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jogos educativos para além da parte lúdica, os jogos educacionais facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam á resolução dos problemas propostos permitindo ao utilizador raciocinar e estimular as suas capacidades cognitivas, literária, assim como desenvolver a sua coordenação motora e reflexiva.
Jogos educativos são aqueles que estimulam e favorecem o aprendizado de crianças e adultos, através de um processo socialização que contribui para a formação de sua personalidade. Eles visam estimular o impulso natural da criança (e adulto) a aprender. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço, ao mesmo tempo em que abrangem dimensões da personalidade como a afetiva, a social, a motora e a cognitiva. Eles também favorecem a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força e concentração.
A palavra jogo é originária do latim: iocus, iocare e significa brinquedo, divertimento, passatempo sujeito a regras, entre outros. De acordo com Leal (2005), o jogo é uma atividade lúdica em que crianças e/ou adultos participam de uma situação de engajamento social num tempo e espaços determinados, como características próprias delimitadas pelas próprias regras de participação na situação “imaginária”.
A maior parte dos jogos educativos é voltada para o público infantil. Existem dois grupos principais de jogos infantis: os de enredo e os de regras. Os jogos de enredo também são chamados de jogo imaginativo, de faz-de-conta, de papéis, simbólico ou sócio-dramático. Os jogos de enredo visam promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social do jogador. Neles, as crianças se imaginam nos papéis dos adultos, representando a realidade que vivem, ou que gostariam de vivenciar. Um bom exemplo de jogo de regras é o xadrez. Nele, a situação imaginária está subentendida e as normas orientam a brincadeira. Os participantes ficam atentos a finalidade do jogo e no atendimento aos códigos por eles compartilhados.