Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, do fazer pedagógico; o dia-a-dia vivenciado em sala de aula, nos espaços pedagógicos que permitem aos alunos e educadores trocarem entre si conhecimento, bem como juntos construírem valores que primam o respeito, a paz e o bem coletivo. Esperamos que nesse espaço virtual de informação e comunicação possamos dividir com vocês os nossos desejos, conquistas e realizações. Aqui não queremos somente divulgar o trabalho educacional, mais principalmente dividir experiências positivas do qual sirvam como referencial positivo por uma educação de qualidade. Fique a vontade participe!!! Visite sempre nosso Blog educativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação e principalmente em nossos alunos.

Público Atendido: Educação Infantil/ Ensino Fundamental do 1 ao 5 ano/9anos e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

terça-feira, 8 de junho de 2010

FESTA JUNINA 2010

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.  
                                                                                                              [   Nelson Mandela ]

LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".


 Foi realizada, no dia 29 de junho no ginásio e pátio da escola o ARRAIÁ DO NAZARÉ TORRES : VALORIZANDO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA . Esse evento possibilitou a educadores, agentes culturais, comunidade em geral e principalmente nossas crianças (educandos), vivenciar manifestações da cultura afro-brasileira, trocar experiências e refletir de forma lúdica, feliz  em meio a dança, a música, o movimento nas brincadeiras, no degustar das comidas típicas, no contemplar de apresentações artísticas, sobre os desafios e possibilidades que a implantação da  LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008 propicia para a comunidade local no espaço escola.
  Além das Apresentações com Boi Bumbá, danças indígenas e afro, foi também montada uma pequena exposição de esculturas que contemplam a cultura afro-brasileira. O evento contou com outras atividades tais como: Oficina de  Dança Afro,  Samba de Roda, oficina de pintura corporal tendo como parceiros : Associação de consciência negra Quilombo - ASCONQ e o CRAS/PROPIRA.
   As brincadeiras tradicinais juninas como : bocão, pescaria, delegacia, casamento na roça e quadrilha maluca foram agregadas a todo esse ambiente de valorização e auto-estima da cultura afro e indígena. Sem falar das maravilhosas comidas típicas.
 A escola apresentou seu Boi Carinhoso da turma Tarsila do Amaral, de modo que as crianças e professora Ana Cláudia organizaram não só a coreografia como também a composição da música.
    O trabalho educativo face a valorização da diversidade cultural em nossa escola,não acaba aqui, ou seja, em um evento cultural, ao contrário,  vem como mola propulsora de incentivo, fomento a formação continuada do professor, na produção de muito mais atividades em sala de aula  face a leitura,  a escrita, a pesquisa na sala de leitura, na internet, nas rodas de conversa,  nas reuniões com os  pais, nas brincadeiras, gincanas, palestras e oficinas  da escola. Devemos enquanto escola estimular nossos alunos a sentirem orgulho das boas heranças herdadas, ricas em conhecimento e tradição afro e Indiígena. Nossa escola vem perseguindo esse desejo de (re)construir a cada dia a auto-estima e o respeito por essas culturas, seu lado bonito, positivo e não aquela cultura negativa;  tão reforçada por anos e anos através de livros didáticos, ou pela  propria falta/ausência de discussões e estudos sobre a temática; principalmente nas práticas de Bullyng contra descendentes afros hoje tão acirradas nas escolas.  Essa cultura marginalizada, negativizada;  do negro que sofria no açoite  nas  fazendas de café; do índio que é inimigo do homem branco deve ser redirecionada, discutida , repensada, ampliando as mentes  para um conceito de respeito e auto-estima dessas culturas. 
Queremos a escola  que valoriza a cultura afro-brasileira que reconhece o valor do negro e do  índio;  precisamos cotidianamente dentro e fora da escola  estimular o desejo e o respetito entre  os diferentes,  na tentativa de sempre desfazer preconceitos raciais.




“O que nós queremos é combater o racismo e fazer com que haja mais respeito à diversidade, aos que são considerados diferentes, que sejam apenas diferentes, que eles não sejam desiguais.  Diretora Izaira Guimarães.




                                                                   

















"Somente após a última árvore ser cortada.Somente após o último rio ser envenenado.Somente após o último peixe ser pescado.Somente então o homem descobrirá que dinheiro não pode ser comido!!"
Provérbio Indígena






“Não podemos continuar com uma escola que tem como referência teórica apenas uma cultura de formação  do povo brasileiro, que é a cultura branca. Precisamos referendar também os alunos que têm outras matrizes étnico-raciais na sua formação”, disse a professora Mariete da turma do 5 ano.



Eu dou um recado para vocês brancos, para que não poluam os rios. Porquê isso vai afetar o futuro não só dos índios mas dos filhos de vocês também."
Aritana Yawalapiti ; líder do povo Yawalapiti, do Mato Grosso)






                    
   
O Bumba Meu Boi é uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, nas variações regionais dessa experiência. Nossa escola teve a honra de receber o Boi Bumbá do CRAS/Propira que abrilhantou nossa festa. 

  Boi Carinhoso da turma Tarsila do Amaral -  professora Ana Cláudia Alves



Eu odeio o racismo, pois o considero uma coisa selvagem, venha ele de um negro ou de um branco.  
                         [ Nelson Mandela ]





A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês pode se tornar uma médica, que o filho de um mineiro pode se tornar o diretor da mina, que uma criança de peões de fazenda pode se tornar o presidente de um país. [ Nelson Mandela ]




segunda-feira, 7 de junho de 2010

CULMINÂNCIA DA PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO PLANETA LETRADO

Aconteceu no dia 31 de maio, as 19 :30 a programação de atividades da EJA do Projeto Planeta Letrado. Os alunos tiveram a oportunidade de expressar nesse evento os trabalhos e temáticas abordados em sala de aula. Tivemos a ilutre presença da Técnica da SEMED responsável pelo projeto professora Perpétua. Alunos, Diretora,Coordenadora, professores estavam empenhados nas apresentações.