Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.

LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".
Foi realizada, no dia 29 de junho no ginásio e pátio da escola o ARRAIÁ DO NAZARÉ TORRES : VALORIZANDO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA . Esse evento possibilitou a educadores, agentes culturais, comunidade em geral e principalmente nossas crianças (educandos), vivenciar manifestações da cultura afro-brasileira, trocar experiências e refletir de forma lúdica, feliz em meio a dança, a música, o movimento nas brincadeiras, no degustar das comidas típicas, no contemplar de apresentações artísticas, sobre os desafios e possibilidades que a implantação da LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008 propicia para a comunidade local no espaço escola.
Além das Apresentações com Boi Bumbá, danças indígenas e afro, foi também montada uma pequena exposição de esculturas que contemplam a cultura afro-brasileira. O evento contou com outras atividades tais como: Oficina de Dança Afro, Samba de Roda, oficina de pintura corporal tendo como parceiros : Associação de consciência negra Quilombo - ASCONQ e o CRAS/PROPIRA.
As brincadeiras tradicinais juninas como : bocão, pescaria, delegacia, casamento na roça e quadrilha maluca foram agregadas a todo esse ambiente de valorização e auto-estima da cultura afro e indígena. Sem falar das maravilhosas comidas típicas.
A escola apresentou seu Boi Carinhoso da turma Tarsila do Amaral, de modo que as crianças e professora Ana Cláudia organizaram não só a coreografia como também a composição da música.
O trabalho educativo face a valorização da diversidade cultural em nossa escola,não acaba aqui, ou seja, em um evento cultural, ao contrário, vem como mola propulsora de incentivo, fomento a formação continuada do professor, na produção de muito mais atividades em sala de aula face a leitura, a escrita, a pesquisa na sala de leitura, na internet, nas rodas de conversa, nas reuniões com os pais, nas brincadeiras, gincanas, palestras e oficinas da escola. Devemos enquanto escola estimular nossos alunos a sentirem orgulho das boas heranças herdadas, ricas em conhecimento e tradição afro e Indiígena. Nossa escola vem perseguindo esse desejo de (re)construir a cada dia a auto-estima e o respeito por essas culturas, seu lado bonito, positivo e não aquela cultura negativa; tão reforçada por anos e anos através de livros didáticos, ou pela propria falta/ausência de discussões e estudos sobre a temática; principalmente nas práticas de Bullyng contra descendentes afros hoje tão acirradas nas escolas. Essa cultura marginalizada, negativizada; do negro que sofria no açoite nas fazendas de café; do índio que é inimigo do homem branco deve ser redirecionada, discutida , repensada, ampliando as mentes para um conceito de respeito e auto-estima dessas culturas.
Queremos a escola que valoriza a cultura afro-brasileira que reconhece o valor do negro e do índio; precisamos cotidianamente dentro e fora da escola estimular o desejo e o respetito entre os diferentes, na tentativa de sempre desfazer preconceitos raciais.
“O que nós queremos é combater o racismo e fazer com que haja mais respeito à diversidade, aos que são considerados diferentes, que sejam apenas diferentes, que eles não sejam desiguais. Diretora Izaira Guimarães.
Além das Apresentações com Boi Bumbá, danças indígenas e afro, foi também montada uma pequena exposição de esculturas que contemplam a cultura afro-brasileira. O evento contou com outras atividades tais como: Oficina de Dança Afro, Samba de Roda, oficina de pintura corporal tendo como parceiros : Associação de consciência negra Quilombo - ASCONQ e o CRAS/PROPIRA.
As brincadeiras tradicinais juninas como : bocão, pescaria, delegacia, casamento na roça e quadrilha maluca foram agregadas a todo esse ambiente de valorização e auto-estima da cultura afro e indígena. Sem falar das maravilhosas comidas típicas.
A escola apresentou seu Boi Carinhoso da turma Tarsila do Amaral, de modo que as crianças e professora Ana Cláudia organizaram não só a coreografia como também a composição da música.
O trabalho educativo face a valorização da diversidade cultural em nossa escola,não acaba aqui, ou seja, em um evento cultural, ao contrário, vem como mola propulsora de incentivo, fomento a formação continuada do professor, na produção de muito mais atividades em sala de aula face a leitura, a escrita, a pesquisa na sala de leitura, na internet, nas rodas de conversa, nas reuniões com os pais, nas brincadeiras, gincanas, palestras e oficinas da escola. Devemos enquanto escola estimular nossos alunos a sentirem orgulho das boas heranças herdadas, ricas em conhecimento e tradição afro e Indiígena. Nossa escola vem perseguindo esse desejo de (re)construir a cada dia a auto-estima e o respeito por essas culturas, seu lado bonito, positivo e não aquela cultura negativa; tão reforçada por anos e anos através de livros didáticos, ou pela propria falta/ausência de discussões e estudos sobre a temática; principalmente nas práticas de Bullyng contra descendentes afros hoje tão acirradas nas escolas. Essa cultura marginalizada, negativizada; do negro que sofria no açoite nas fazendas de café; do índio que é inimigo do homem branco deve ser redirecionada, discutida , repensada, ampliando as mentes para um conceito de respeito e auto-estima dessas culturas.
Queremos a escola que valoriza a cultura afro-brasileira que reconhece o valor do negro e do índio; precisamos cotidianamente dentro e fora da escola estimular o desejo e o respetito entre os diferentes, na tentativa de sempre desfazer preconceitos raciais.
“O que nós queremos é combater o racismo e fazer com que haja mais respeito à diversidade, aos que são considerados diferentes, que sejam apenas diferentes, que eles não sejam desiguais. Diretora Izaira Guimarães.
"Somente após a última árvore ser cortada.Somente após o último rio ser envenenado.Somente após o último peixe ser pescado.Somente então o homem descobrirá que dinheiro não pode ser comido!!"
Provérbio Indígena
“Não podemos continuar com uma escola que tem como referência teórica apenas uma cultura de formação do povo brasileiro, que é a cultura branca. Precisamos referendar também os alunos que têm outras matrizes étnico-raciais na sua formação”, disse a professora Mariete da turma do 5 ano.
Eu dou um recado para vocês brancos, para que não poluam os rios. Porquê isso vai afetar o futuro não só dos índios mas dos filhos de vocês também."
Aritana Yawalapiti ; líder do povo Yawalapiti, do Mato Grosso)
O Bumba Meu Boi é uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, nas variações regionais dessa experiência. Nossa escola teve a honra de receber o Boi Bumbá do CRAS/Propira que abrilhantou nossa festa.
Boi Carinhoso da turma Tarsila do Amaral - professora Ana Cláudia Alves
Eu odeio o racismo, pois o considero uma coisa selvagem, venha ele de um negro ou de um branco.
viagra online without prescription does viagra work for psychological ed - viagra online us paypal
ResponderExcluirbuy soma online generic soma images - buy soma online cheap
ResponderExcluirsoma without prescription soma online us - soma pills
ResponderExcluirbuy cheap soma drug classification for soma - soma muscle relaxant medicine
ResponderExcluircheap soma online tramadol soma online - buy soma carisoprodol
ResponderExcluirbuy soma online soma restaurant san diego - generic soma called
ResponderExcluirbuy cheap soma soma norodom - soma drug picture
ResponderExcluirsoma sale cheap lunch soma - generic soma online
ResponderExcluirbuy cialis online generic cialis warning - cialis daily use does work
ResponderExcluirbuy tramadol online tramadol dosage weight - buy tramadol visa
ResponderExcluirbuy tramadol online mastercard overnight tramadol high opiate tolerance - tramadol dosage sr
ResponderExcluirbuy cialis online cialis daily how long - buy real cialis online
ResponderExcluirgeneric alprazolam is . 5mg of xanax a high dose - buy xanax online yahoo answers
ResponderExcluircarisoprodol 350 mg much carisoprodol soma - carisoprodol 350 mg tablet
ResponderExcluirbuy tramadol tramadol for sale online usa - tramadol for dogs with liver problems
ResponderExcluircialis online buy generic cialis online usa - cialis at walmart
ResponderExcluirhttp://www.integrativeonc.org/adminsio/buyklonopinonline/#7163 klonopin helps anxiety - klonopin withdrawal nausea
ResponderExcluirtramadol no prescription tramadol for dogs information - tramadol interactions
ResponderExcluirklonopin mg klonopin wiki - accord healthcare generic klonopin
ResponderExcluirbuy klonopin online white klonopin 2mg - klonopin side effects tremor
ResponderExcluirbuy klonopin online street price of klonopin 2mg - where to buy klonopin
ResponderExcluirxD
ResponderExcluircheap jordans
ResponderExcluirmichael kors
longchamp handbags
louboutin
balenciaga shoes
supreme
jordan shoes
nike air force
valentino
fila shoes