Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, do fazer pedagógico; o dia-a-dia vivenciado em sala de aula, nos espaços pedagógicos que permitem aos alunos e educadores trocarem entre si conhecimento, bem como juntos construírem valores que primam o respeito, a paz e o bem coletivo. Esperamos que nesse espaço virtual de informação e comunicação possamos dividir com vocês os nossos desejos, conquistas e realizações. Aqui não queremos somente divulgar o trabalho educacional, mais principalmente dividir experiências positivas do qual sirvam como referencial positivo por uma educação de qualidade. Fique a vontade participe!!! Visite sempre nosso Blog educativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação e principalmente em nossos alunos.

Público Atendido: Educação Infantil/ Ensino Fundamental do 1 ao 5 ano/9anos e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Projetos Realizados Pela Escola

1. PROJETO: O TEATRO NO AMBIENTE ESCOLAR

2. JUSTIFICATIVA

No processo de ensino-aprendizagem trabalhar o teatro no ambiente escolar é fundamental para desenvolver as diversas formas de expressão oral, gestual e corporal dos discentes. Uma vez que, favorece o desenvolvimento intelectual, afetivo e social da criança, jovem e adulto despertando assim seu interesse, motivação e criatividade.
O teatro é “a arte de apresentar” que desperta habilidades e competências artísticas e culturais dos educadores, objetivando melhorar a qualidade do ensino em nossa escola.

3. Objetivos
3.1 - Geral
Desenvolver as expressões artístico-culturais
3.2 Específicos
Despertar a observação, imaginação, criatividade e a atenção;
Integrar alunos, professores e a comunidade através da socialização;
Desenvolver os aspectos: intelectual; afetivo; social na arte de representar.
Dar oportunidade à criança de se desinibi;
Proporcionar maior facilidade de se expressar.

4. METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido com as turmas de ensino fundamental e na educação de Jovens e Adultos durante o ano letivo de 2007, onde serão trabalhados os conteúdos escolares e temas transversais com a finalidade de desenvolver as expressões artístico-culturais, proporcionando momentos de lazer.
As atividades serão desenvolvidas através das diversas maneiras de teatro, como: fantoches, sombras, peça teatral, música, história…, objetivando tornar a aprendizagem mais significativa no ambiente de interação social.

5. RECURSOS
5.1 – Humanos
Professores, alunos e funcionários.

5.2 Materiais
TNT, som, CD, lençol, cortina, papel sem pauta, papel carmem, cartolina, papel 40Kg, papel, cartão, papel laminado, papel crepom, lápis de cor, canetinha, cola, lápis, borracha, caneta, tesoura, caneta piloto, régua, livros de literatura infantil, et.

6. AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados nas apresentações teatrais através de sua participação, interesse e criatividade.

7. CRONOGRAMA

O projeto será realizado na escola durante o decorrer do ano letivo 2007, nas turmas do Ensino Fundamental e EJA